A dimensão do ciberespaço sob o prisma da cidade digital de Niterói

Não só para os moradores e frequentadores da cidade de Niterói, RJ, um trabalho interessante que vincula a cidade ao ciberespaço é o trabalho de Michele Tancman C. da Silva que mostra uma análise que ainda não havia sido abordada quanto a Internet na cidade.

O trabalho intitulado A dimensão do ciberespaço sob o prisma da cidade digital de Niterói (www.tamandare.g12.br/ciber) faz uma análise da cidade digital de Niterói.

Garante que Niterói já está atrelada à era das novas tecnologias e apresenta várias conclusões. Entre as mais relevantes:


1- No processo de produção do espaço, para alguns e não para todos, a rede organiza o território da cidade real e virtual de Niterói, procurando elevar ao máximo a utilização deste espaço apesar de os acessos continuarem sendo muito caros, a começar pelo preço do computador, mesmo assim não há como negar o crescimento dos usuários da rede.

2- A cidade de Niterói já é parte integrante do ciberespaço e ao pertencer a este contexto já se torna uma cidade global.

3- Cada vez mais a rede potencializa os usuários.

4- O impacto da expansão da cidade virtual já é uma realidade que se manifesta na dinâmica da cidade real de Niterói através de vários serviços, tais como: Correio Eletrônico, consultas, Bancos, Encontros Virtuais, Escolas e outros. O usuário, através de um click se manifesta, decide tudo, vai de um lugar a outro, o mundo está sob o seu controle.

5- O desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação pode ser encarado como um os fatores favoráveis ao crescimento econômico da cidade real de Niterói.

6- O planejamento urbano da cidade real de Niterói não pode estar mais separada aos investimentos e ao planejamento da cidade virtual porque ambas se completam.

7-O inter-relacionamento dos moradores da cidade de Niterói, que usufruem a rede, aumenta a cada dia, porque se desenvolve o hábito de se estar on-line, de se conhecer on-line.


De certa forma, as conclusões do trabalho são otimistas, nos coloca a pensar se o usuário tem realmente o mundo sob seu controle.


Para ter acesso ao trabalho inteiro clique aqui

8 comentários:

Tadeu Salgado disse...

Que massa esse tema q vc escolheu moça!

Anônimo disse...

Mto legal esse tema,periodo passado fiz interações sociais no ciberespaço com a simone.
e continue visitando meu blog!
bjs

Rodrigo disse...

Obrigado pela dica!

Rodrigo disse...

Não se preocupe. O coringa ainda é o maior rival do bátema!

Juliana Janiques disse...

Muuuito interessante o conteúdo do blog, parabéns!

Gabriel Schmidt Barcel disse...

as escadinhas de santos dumont são imperdíveis !!! colocarei foto delas ! Gostei muito do tema do seu blog ! acho muito interessante ! Tem textos mto legais !

Bjs e apareça sempre !

Jordana disse...

Galdi !!!
Agora te chamarei de galdi ciber !!
Já eraaaaa !!!
huauhahahua
Bjão !!!

filipe sette disse...

Muito legal seu Blog, Parabéns!
Abraço!